sábado, maio 14, 2011

O que fazes do teu sonho?!

Os sonhos são projectos a longo prazo dos quais jamais devemos abrir mão, não concordam?! Pois bem. Eu penso assim. Mas - sim porque sempre existe um "mas" e é esta pequena palavrinha que com sabedoria devemos tentar retirar do caminho quando necessário - continuando - E quando o nosso sonho não depende única e exclusivamente de nós?!

Quando depende de "um alguém", seja uma amiga, um namorado, um familiar, com quem sonhamos juntos o mesmo o sonho, nos diz: "agora não posso" ou "eu espero por ti" ou ainda "eu vou conseguir primeiro" - a pergunta que eu faço é simples "até que ponto temos o direito, mesmo sendo algo em conjunto na primeira fase, de condicionar o "outro" a realizar o sonho só quando nós mesmos conseguimos reunir as condições necessárias para segui-lo também?!" - ou por outro lado - "que direito temos nós de sonhar em conjunto, e na primeira oportunidade saltarmos fora só porque podemos realizar o dito sonho mais depressa ou de outra forma?!".

Talvez ambas sejam de uma forma ou de outro uma demonstração de "egoísmo", no entanto, e de forma consciente e imparcial julgo que, na primeira, o sonho era partilhado e eram aceites as suas condições, os seus senãos, enquanto que no segundo passa automaticamente a uma realidade imposta. E isto ocorre a meu ver, quando não há conversa, quando não há seriedade e sinceridade, quando simplesmente, o compromisso de palavra deixa de ter o sentido que tinha inicialmente.

E quando o sonho depende de outras coisas, condições externas e internas que nos impedem e nos limitam a realização. Aí, o que nos resta!? Se perdes o emprego e já não vais poder fazer a tua viagem de sonho quando planeaste; se terminas um namoro longo e te vês obrigada a cancelar todos os pormenores de um casamento que já estava até a ser delineado; se uma gripe forte te pega e te impede de ir com a tua melhor amiga ao show daquele cantor que ambas sonhavam ver desde pequenas; se aquele familiar que vem de longe para a tua festa de aniversário perde o voo e chega depois da data; e se e se...

São tantos os "se" e os "mas" desta vida, imprevistos que não podes de forma nenhuma adivinhar, e convenhamos, ninguém passa a vida inteira precavido achando que a todo o momento algo pode falhar. E então, a grande questão de tudo isso: "O QUE FAZER?!".

Bom, isto não é matemática e muito menos uma ciência exacta, nem tudo tem a mesma gravidade, e nem tudo é tão linear, mas duma coisa eu tenho certeza, não é a solução, mas é uma certeza que todos podemos e devemos manter connosco independentemente do que aconteça, "NÃO DESISTIR".

Se nos focarmos que dos nossos sonhos, jamais desistiremos, eu acredito que outras capacidades se juntarão ao nosso carácter, carisma ou personalidade, tal como a benevolência, a paciência, o compromisso, a sinceridade, a seriedade, o perdão, etc.

Obviamente que não quero com isto dizer que não devemos "fazer planos", que não devemos "sonhar em conjunto", que não devemos "acreditar no outro", nada disso, eu sou apologista que dentro do exequível, isso é saudável e perfeitamente possível, só não podemos, em momento algum, deixar de ser nós mesmos, deixar de ter os nossos sonhos, deixar de fazer o queremos realmente fazer, só porque algo ou alguém foi embora, só porque se esgotou a fonte de rendimento monetário, só porque o outro não foi capaz de continuar conjuntamente.
Acima de tudo, devemos preservar o que efectivamente depende de nós e da nossa capacidade... e assim o é com o sonho, e a nossa capacidade de continuar a sonha-lo!

Bom, e muitas outras palavras, conjecturas ou histórias se poderiam juntar a esta narrativa, mas a mim cabe-me cerrar por aqui, e deixar apenas a mensagem transmissível, em tempo, espaço, género, o que quiserem ou entenderem, cabe-vos a vós agora, a interpretação:
"O sonho é intemporal, e mantê-lo vivo, depende só de ti. Jamais desistas daquilo que te dá prazer, que te faz sonhar, da tua essência... porque acredita, o resto, vem por acréscimo".

Um comentário:

Joyce Martins disse...

Minha Diva da Escrita!

Sempre maravilha com a estrutura das palavras,

sempre encantadora com o que transmite,

sentimentos em formas de palavras onde tu és mestra!

Obrigada por existir, és única!


Beijos da amiga Joy